Rua Voluntários da Pátria 487/ Sala 906-907, Palladium Office Center - Pelinca, Campos dos Goytacazes

Atendimento Personalizado

O atendimento de fisioterapia do Instituto destaca-se pelo respeito a individualidade do paciente caracterizando uma abordagem personalizada onde concilia experiência prática e profissional baseado em evidências científicas constantemente atualizadas pelos profissionais atuantes, além de determinarmos sessenta minutos de atendimento para cada paciente com o objetivo de disponibilizar maior excelência em seu tratamento. Considerando ainda o paciente como um ser humano em sua unidade bio-psico-social e não apenas as disfunções ou as doenças que o mesmo apresenta como diagnóstico. Aqui tratamos de pessoas, e não apenas de doenças. Para tornar nossos serviços acessíveis a todos, oferecemos atendimento Particular e Social, onde o paciente recebe o mesmo nível de atendimento, desde a avaliação até os recursos terapêuticos empregados. Recursos Terapêuticos: 1) Fisioterapia Manual pelos conceitos de: Mulligan, Maitland, Miofascial e Osteopatia; 2) Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopédica; 3) Fisioterapia Neuro-Funcional; 4) Reabilitação pré e pós operatório de Coluna Vertebral, Ombro, Quadril e Joelho; 5) Treinamento de Força e Potência por meio de Eletromiografia de Superfície e Biofeedback.

Análise da Corrida

Caminhar e correr são atividades consideradas das mais complexas para o nosso sistema músculo-esquelético e sistema nervoso. Ao praticá-las, a utilização destes dois sistemas é constante e deve ser a mais harmônica e simétrica possível para que não haja sobrecarga nos tendões, músculos, articulações e nervos periféricos, gerando dor indesejável e muitas vezes a impossibilidade de continuar a prática da caminhada e da corrida como atividades que promovam saúde. Canelítes, fascítes, estiramentos musculares, dor nos joelhos ou na coluna lombar são os problemas mais comuns quando algo se encontra assimétrico além do limite aceitável pelo corpo. Deste modo, uma análise computadorizada por meio de um acelerômetro 3D e Eletromiografia de Superfície, permite identificar durante o ato de caminhar ou correr, assimetrias no passo e na passada, onde ausência de pequenos movimentos indesejáveis podem ser corrigidas, eliminando sobrecargas assimétricas nas articulações, tendões, músculos e nervos, desenvolvendo o conforto e o desempenho para caminhar ou para correr.

Análise da Pisada-Baropodometria

A análise da pisada é realizada por um sistema de alta precisão chamado Baropodometria, este detecta pressões na sola dos pés e possibilita definir o tipo de pisada e o tipo de pé. Além disso, identifica possíveis assimetrias de membros inferiores que podem levar a dor nos pés decorrente de fascíte plantar, esporão de calcâneo ou tendinopatias. As alterações encontradas podem ser a causa também de dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas ou durante a corrida. A dor na coluna e algumas alterações posturais também podem acontecer devido a forma como você pisa e caminha. Outra análise importante que a Baropodometria possibilita é a Estabilometria, esta identifica o comportamento do equilíbrio na postura estática e dinâmica, detectando o centro de gravidade do corpo e o centro de pressão dos pés. Saber a interação entre os dois centros nos permite ajustar a postura, eliminar a dor na coluna vertebral, desconfortos ou normalizar algumas disfunções posturais.

Palmilha Postural

Após a análise de Baropodometria e Estabilometria é possível construir uma palmilha personalizada de acordo com as necessidades individuais do paciente, estimulando sensores específicos da sola dos pés que irão estimular o nosso sistema nervoso central a modificar as tensões nos tendões e músculos utilizados para pisada, postura, caminhada e corrida. Criando uma nova codificação neural entre o sistema nervoso central e periférico, chamada plasticidade neural, que permite uma nova organização na postura, eliminando dor e gerando conforto para pisar, caminhar, correr, praticar esportes ou simplesmente manter-se na postura parada por tempo prolongado.

Ciclismo: Bike Fit

A prática do ciclismo ou simplesmente pedalar em parques, estradas ou montanhas tornou-se uma atividade que promove saúde em diferentes idades. Atletas e não-atletas conhecem bem os benefícios de pedalar e todos buscam conforto e excelente desempenho. Porém, a atividade exige uma perfeita harmonia entre a bike e o praticante. A bike deve se adequar ao ciclista e não o contrário. Para que isto ocorra foi desenvolvida uma técnica chamada Bike Fit, que permite esta adequação, otimiza o conforto, maximiza a eficiência e evita lesões. O Bike Fit leva em consideração as medidas lineares e angulares do corpo e da bike e após registrar os movimentos realizados durante o ato de pedalar, transforma estas informações em dados nas três dimensões do movimento (3D). O resultado do processo será um projeto personalizado que apontará as dimensões ideais da bike de acordo com cada praticante, atleta ou não-atleta. Sendo possível saber os ajustes necessários e encontrar a condição ideal para cada atividade, seja para um passeio curto, o ciclismo esportivo ou para garantir quilômetros de pedal confortável. Campos já pode contar com o Bike Fit do protocolo RETUL UNIVERSITY-USA, ANÁLISE 3D, líder mundial em treinamento e educação desta técnica.